quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Receitinha: Crumble de banana (ou o bom e velho Bolo Preguiçoso de Banana)

Oi gente bonita! Ontem à tarde fui resolver o problema das minhas bananas. As pobres estavam passando desta para melhor e eu não iria perder meia duzia de bananas, né? Então, pensei em algo que fosse rápido e fácil de fazer, já que o pequeno príncipe já estava pra chegar. Aí lembrei da boa e velha receita da Torta Preguiçosa de Banana. Como não lembrava mais a receita, fui até o Oráculo (Google) e fui procurar... Aí, minha gente bonita, eu descobri que a tal Torta Preguiçosa tinha nome muito do chique, um tal de Crumble, que fui saber nada mais é do que cortar em pedacinhos: To break into small pieces; to cause to fall in pieces.(v. i.) To fall into small pieces - ou seja, picar tudo em pedacinho. É uma receita originalmente inglesa, pq por lá o povo faz muita fruta em compota (pq nao tem fresca como aqui), aí eles pegam as frutas, fazem uma farofa gordurosa de farinha e boa!
Então, tá...ontem eu fiz Crumble de Banana ta bom, santa? E na massa como sou chique coloquei granola...
Vamos a receita e as fotos:

Crumble de Banana (ou torta preguiçosa mesmo)
Bananas (eu usei as 6 pobres coitadas aqui da fruteira de casa)
250gr de farinha de trigo
Um tanto de granola (acho que deu um copo)
Açúcar (eu coloquei uma xícara mais ou menos)
Canela a gosto (pode colocar cravo em pó tb - mas manera no cravo pq ele é muito forte)
100gr de margarina
E só...
Aí pica a banana coloca açúcar e canela nela e reserva. Faça a farofa misturando a farinha com a granola, o açúcar, a canela e depois a margarina. Mexa rapidinho pq o calor das mãos interfere bastante. Asim que ficar uma farofa grosseira já ta bom. Unte uma forma com margarina e coloque metade da farofa (não precisa apertar), coloque as bananas e o restante da farofa (eu gosto assim, mas pode colocar as bananas no fundo e depois toda a farofa.
Leve para assar até ficar douradinho...
Pode servir morna com sorvete ou gelada mesmo...Aliás, de qq jeito é bom!!!
E a casa fica com aquele cheiro bom de banana com canela...










Gostaram? Então me contem tudo...beijotchau! Meiroka

Nenhum comentário: