segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Receitinha: o almoço improvisado do domingo

Então, gente bonita. Neste domingo tinha visita em casa, se bem que filha com namorado não é visita, mas filha com namorado e mais casal de amigos já vira visita, né? Aí, toca pensar no que fazer de almocinho de domingo...pensa, pensa, vai olhar no freezer pra ver o que pode salvar a pátria...hummm, carne picada para estrogonofe ou strogonoff (eu prefiro abrasileirado...rs), mas era pouca carne...pensa, pensa...hummm tem dois peitos de frango desossado...E aí...plimmm! Vou fazer um estrogonofe misto..(Oi???) Ué, nunca viu? Vai dizer que nunca misturou carne e frango? Bom, eu misturei....e deu super certo! risos....a moçada aqui comeu de lamber os beiços...e aí foi a primeira vez que eu cozinhei com uma máquina fotográfica do lado, confesso que foi bem engraçado, até pq eu cozinho no improviso, não sou de deixar tudo bonitinho, separado em tigelas como nos programas de TV...aí fui fazer isso pra tirar a foto e dava muita risada...pq não parecia que era eu...mas olha, relevem tudo tá? As panelas velhas (pq panela velha é que faz comida boa, né benhê????), os ângulos das fotos, e todo o resto...Podem acreditar que a receita ficou muito gostosa....e bora fazer a receita e depois me contar tudinho! Vamos lá! Arregacem as mangas que o babado é forte!!!

Estrogonofe misto da Meire

Um tanto de carne picadinha (ai gente, a carne vcs escolhem né? eu fiz com coxão mole - mas filé mignon é sempre melhor - e mais caro)
Um tanto de peito de frango em pedacinhos
Uma cebola picadinha miúdo
Um pedacinho de bacon picado
Tempero a seu gosto (eu uso o caldo Maggi - sabor do nordeste de coentro, louro e cominho - adoro! Não to ganhando nada não viu gente! é que quando gosto eu falo mesmo! Oi Dona Nestlé, não quer me patrocinar??? rs)
Catchup e mostarda (a gosto)
Molho de tomate (eu usei o bom e velho e sempre bom Pomarola)
Creme de leite (usei duas embalagens)
Azeittona preta e verde (opcional)
Alcaparras (opcional)
obs: eu não tinha champignon, então usei azeitonas e alcaparra (ficou bom, viu?)

Fazendo:
Frite o bacon até dourar e aproveite para fritar a cebola aí (hummm, ai que cheiro bom!), separa em duas panelas e frite as carnes separadamente, assim que elas fritarem junte tudo em uma panela só. Coloque o caldo (usei dois e depois quando fui experimentar achei que ainda não estava bom , aí coloquei mais um, mas lembrem-se que fiz um montão de estrogonofe). Deixa cozinhar um pouco com a panela tampada pra soltar o suquinho da carne. Aí abre e coloca um tanto de catchup e mostarda (ai, gente não reclama que é a olho mesmo - digamos que uma colher de sopa bem cheia de cada), o molho de tomate, deixa mais um pouco (ai que cheiro bom) - Ah, experimenta, viu? Vai provando pq é assim que funciona! Agora desliga o fogo e coloca as azeitonas, alcaparras (ou champignon) e o creme de leite. Aí, gente bonita, vc vai acertar o ponto, pq se sua carne soltou água demais, vai ficar meio líquido e não é bonito estrogonofe aguado, aí não tem problema: pega um pouquinho de água e dissolve uma colher de amido de milho, coloca na panela sem medo de ser feliz e mexe bastante, vai engrossar e ficar bonito!!!
Eu não tinha cheiro verde, mas colocaria nessa hora pra dar um toque final.
E taí, minha primeira receita com foto, explicação e tudo mais...ai Jesus, espero que vcs gostem e não me crucifiquem pela maneira como eu cozinho, mas eu não tenho mesmo jeito pra esse negócio de ser toda organizadinha, mas a comida sai gostosa, viu?
Vamos às fotos?
 Tudo separadinho pq sou moça organizada (ai ai...)

Bacon frito e a cebola pegando o gostinho...hummmm
Fritando a carne e...
o frango...
Depois juntando tudo...
Essa é a hora de juntar o creme de leite, fica feio no começo, mas depois...
de mexer e colocar um pouquinho de amido de milho pra engrossar...
e mexe....
fica assim ó....
bonito e cremoso....
e gostosooooo....pelo menos as visitas aprovaram...
Beijo, Bon Apetit e tchau!
Meiroka

Nenhum comentário: