sábado, 15 de outubro de 2011

Receitinha: Kifle

OI gente bonita, deixa eu postar uma receita de família. É assim: aprendi essa receita com uma tia minha, pelo que sei é de origem polonesa, mas por lá o recheio era de framboesa e a massa levava banha de porco. As adptações pra cá mudaram o recheio pra goiabada e na massa vai gordura vegetal (eu sei, eu sei - é gordura trans...mas não dá pra ser com outra, não fica igual...).
Faço kifle há muitos anos, e não tem jeito: quem come um, come 10, 20, 350...rs...é bom demais. Ah! e é fácil também, o único trabalho é a paciência de enrolar as bolinhas com o recheio, mas vale a pena.
Vamos lá:

KIFLE
30grs de fermento para pão (eu não gosto do fermento seco pra fazer essa receita, prefiro o fresco)
Meio pacote de gordura vegetal
1 copo e meio de leite morno
1/2 copo de açúcar
Farinha até dar o ponto de enrolar

recheio:
Goiabada
ou doce de leite
ou geléia da sua preferência
ou pedacinhos de chocolate ao leite

Misture o fermento com o açúcar até ele desmanchar, coloque o leite morninho e a gordura vegetal, dê uma desmanchada na gordura vegetal e vá colocando a farinha até desgrudar das mãos. A massa fica úmida e pesada. Nada de sovar, deu o ponto pode parar. Não precisa esperar crescer.
Vá pegando pedacinhos da massa, coloque o recheio da sua preferência (já fiz com um monte de recheio e sempre dá certo).
Coloque em uma assadeira (não precisa untar, pq a massa é bem gordurosa) e leve para assar em forno pré aquecido.
FIQUE POR PERTO PQ ASSA MUITO RÁPIDO, ASSIM QUE COMEÇAR A CORAR PODE TIRAR DO FORNO.
Dependendo do tamanho que vc fizer o kifle dá muitooooo....
Deixa esfriar e jogue açúcar com canela (eu gosto de colocar cravo e canela em pó junto com o açúcar).
Guarde numa lata ou vidro (se conseguir).
Não sei dizer quanto tempo dura pq nunca durou mais que dois dias...
Faça e depois me conta!
 a massa fica pesada e úmida
 pega o pedacinho e coloca o recheio (neste caso foi goiabada e um resto de doce de leite)
enrola e faz a bolinha...
 olha a primeira fornada (com o doce de leite escorrendo pra fora)
 deu duas fornadas cheias...veja que virei alguns pra vcs verem como fica assado....uns 15 minutos de forno e já deu, viu? cuidado pra nao deixar queimar....
 olha a tentação aberta....vcs não sabem a delícia que é....
 isso aí vai durar só até amanhã....

Aí aproveitei que estava com a mão na massa (literalmente) e fiz pão (já falei que adoro fazer pão? não? então, eu adoro fazer pão - colocar a mão na massa). Só que não sei dar receita de pão pq faço sempre a olho e com o que tiver sobrando na geladeira. Dessa vez, fiz recheado com calabresa e bacon.

 Adoro ver a massa crescer...é um pequeno milagre, nénão?
 E depois qdo a gente abre o forno e vê os 'bichinhos' assim douradinhos e aquele cheiro delicioso de pão assando...é bom demais!
Ficou bommmm.....se alguém quiser dou as dicas e o que eu coloquei meio a zóio, ta?
Beijo gentebonita....vou nanar pq hoje tem corrida de madrugada (já falei que marido e eu somos fanáticos por Fórmula1?? Não??? então, somos...perdeu um pouco da graça depois que o Senna se foi, mas gostamos do esporte então continuamos, ainda mais agora com o Senna sobrinho-igual-gêmeo-do-tio começou de novo aí é que não perco mesmo)... boa noite! e ótimo domingo!

3 comentários:

Thienne, mas pode me chamar de Tica disse...

Hum, parece muito bom, adoro tudo de goiabada e doce de leite.
Se eu levasse algum jeito pra cozinha, bem q me arriscava, kkkkk.
Beijokas
Thienne

Mila Machado disse...

Hummm...Meiroka, sabe o que é melhor que uma pessoa que sabe cozinhar? A que sabe fotografar enquanto cozinha!!!
Deu água na boca... Quem sabe neste sábado eu me animo para fazer também!
bjooo

Unknown disse...

Olhando a foto da bolinha com recheio me lembrou o GOMBÓC, deve ser muito bom.....vou tentar fazer,parabéns,